Marketing Integrado: um instrumento de integração em prol do crescimento da empresa.

Marketing Integrado: um instrumento de integração em prol do crescimento da empresa.

A sobrevivência das empresas, hoje, depende do relacionamento que elas constroem com seus públicos específicos, mas antes de falar da relação com o cliente é importante mencionar que nem sempre foi assim, essa discussão ganhou destaque a partir do momento em que o mercado tornou-se competitivo e que as empresas começaram a perder seus clientes por causa do mau atendimento.

Durante muito tempo a relação empresa x cliente pautou-se na ideia da transação, isto é, num relacionamento onde a empresa ganha e o cliente perde. Nesse modelo o que importa é o hoje, pois o produto é repassado de qualquer maneira e o cliente dificilmente retornará a empresa.

Hoje, é possível notar que a sociedade mudou e que as organizações devem prezar pela construção de relacionamentos, ou seja, a construção de alianças estratégicas com o público interno e externo, seja clientes ou fornecedores.

A construção de um bom relacionamento é imprescindível e contribui para o crescimento e o sucesso da empresa. Assim, qualidade, valor, satisfação e fidelização tornaram-se frequentes, afinal toda e qualquer empresa precisa de clientes.

Por falar em relacionamento, o marketing surge como uma ferramenta capaz de impulsionar a empresa para o consumidor e para o mercado. Esse impulso só é possível se houver um sistema de comunicação eficiente e eficaz capaz de integrar todos os setores, mantendo-os informados sobre as ações de marketing realizadas pela empresa.

Para melhor compreensão, vale destacar que o marketing integrado ocupa-se do marketing, com suas diversas funções, e com a incorporação do mesmo pelos diversos setores da empresa. Diante disso, propaganda, força de vendas e atendimento ao cliente, são elementos que todos devem conhecer no universo da empresa, pois todos os setores são responsáveis pelo bom atendimento ao cliente.

Os anunciantes, empresários, após buscar uma agência de publicidade ou após a conclusão de um trabalho, têm o papel de apresentá-lo à sua equipe, pois se a mesma estiver informada e comprar a ideia, a empresa terá maiores oportunidades de sucesso. Caso a equipe não a compre, poderá ser um investimento sem retorno.

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Pós-graduada em Marketing Globalizado e Comunicação Empresarial, Carioca com muito orgulho, apaixonada por animais, curiosa, viciada em chocolate, internet e em novas ideias.