O Significado das cores no processo Criativo.

O Significado das cores no processo Criativo.

As cores proporcionam grande influência sobre a mente humana, psicologicamente  são captadas pela visão e transmitidas ao cérebro, promovendo assim impulsos e sensações em todo o corpo.

Será que você já se perguntou, porque a parede do hospital  não é vermelha? ou, porque  todo mundo diz que o pretinho básico é sempre o melhor?

Sim, as cores falam muito sobre  o comportamento humano e no processo criativo, seus simbolismos não podem ser esquecidos. Em semiótica  ( ciência que estuda os signos) podemos entender melhor os processos de primeiridade (a qualidade da consciência imediata de uma impressão) secundidade (é aquilo que dá à experiência seu caráter “factual”, de luta e confronto) , terceiridade ( corresponde à camada de “inteligibilidade”, ou pensamento em signos, através da qual representamos e interpretamos o mundo.

Por exemplo, a cor vermelha.

Na primeiridade ela é apenas uma cor, na secundidade ela pode representar o sinal vermelho no trânsito que significa pare, e na terceiridade pode representar  sentimentos como o amor, paixão etc. o que depende da interpretação.

Se você deseja criar e quer deixar sensações expressas nas cores usadas, deixarei uma dica pratica de algumas cores coringas.

Vermelho: Paixão, coragem, força, fartura, motivação, fama.

Pink: amor, doçura, felicidade, elevação, ternura, sedução.

Laranja: Entusiasmo, exuberância, graça, interação, alegria, fascinação

Verde: Harmonia, recomeços, saúde, natureza, crescimento, prosperidade.

Amarelo: Otimismo, foco, comunicação, inspiração, fidelidade.

Ouro: Riqueza, luxo, abundância, influência, sabedoria

Azul: Imaginação, Calma, serenidade, relaxamento, compaixão

Violeta: paz, intuição, devoção, respeito, espiritualidade, consciência

Marrom: Praticidade, paciência, sólido, diligência, Confiabilidade.

Preto: Elegância, proteção, inteligência, sofisticação, força, astúcia

Branco: Pureza, inocência, Fé, benevolência, Honestidade, Graça.

Marcos Souza

Marcos Souza

Sou Marcos Souza (MZ) e acredito que o bom humor seja o caminho ideal para ideias criativas e bem estruturadas. Descomplicar e simplificar é o melhor conceito de vida e um pouco de photoshop não faz mal a ninguém!

  • Eduardo Cavalcante

    É realmente muito legal estudar sobre as cores e seus efeitos e a “mensagem” implícita que cada cor transmite. É de suma importância ao profissional saber utilizar de forma adequada as cores. Estudei um pouco sobre o uso das cores no Curso de Webdesign do SENAI. Muito legal.